domingo, 29 de setembro de 2013

Ametista do Sul


O município de Ametista do Sul teve sua origem na década de 1940 por ser uma região de difícil acesso, dada à superfície de seu território totalmente irregular, e na época ter toda essa superfície coberta por uma mata muito fechada e quase intransponível  Serviu para vários criminosos e fugitivos se refugiarem, e aos poucos foram aparecendo os trilhos no meio desta densa floresta, trilhos esses que ligariam a vários outros povoados, como Irai, Planalto, Barril (antiga denominação de Frederico Westphalen) e Rodeio Bonito.


Rio Uruguai Divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.




Vista das montanhas.




Algumas Pedras encontradas nas minas.









História da mineração em Ametista do Sul

Surgida há mais de cinquenta anos, a mineração no Médio e Alto Uruguai do Rio Grande do Sul teve seu início por acaso, quando caçadores e agricultores pioneiros que habitavam a região nos anos de 1930 encontraram as primeiras pedras sob raízes de árvores, córregos e áreas lavradas.
Com o término da segunda guerra mundial, devido ao grande valor comercial das pedras, o interesse pela exploração aumentou. Nesta época surgiram os primeiros garimpeiros, que faziam as escavações em forma de poço com uma abertura lateral chamada de carregador, o que era facilitado devido à topografia acidentada.
O ano de 1972 foi o auge da produção e o garimpo, que era ao ar livre, passou a ser feito sob a forma de galerias que atualmente chegam a atingir a extensão de aproximadamente 800 metros.



 Igreja na Praça da cidade.










 





Piramide feita na praça da cidade.









Vinícola.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário